fbpx

Conheça a diferença entre o Seguro Auto e a Proteção Veicular

Conheça a diferença entre o Seguro Auto e a Proteção Veicular

O resguardo de um bem automóvel passa pela contratação de um serviço contra sinistros. Nesse sentido, o seguro auto e a proteção veicular disputam lado a lado a preferência dos consumidores. Cada um deles tem suas próprias características e conhecer a fundo cada uma delas é decisivo para ter uma contratação mais adequada quanto possível.

Para ajudar você nessa decisão, este artigo apresenta as principais diferenças entre o seguro auto e a proteção veicular. Prossiga na leitura e conheça tudo agora mesmo!

O que é um seguro auto e uma proteção veicular?

O seguro auto e a proteção veicular fazem parte de um mercado voltado para a proteção de veículos. O primeiro é representado pelas seguradoras, que são grandes grupos econômicos com bastante solidez e tradição no mercado, dado seu tempo de atuação bastante extenso.

Já a proteção veicular é um conceito relativamente novo e, em parte, acabou ganhando muitos adeptos pela facilidade de adesão e por alguns descontentamentos do mercado concorrente. A proteção veicular geralmente é organizada na forma de associações em que cada membro contribui com a finalidade de arcar com eventuais prejuízos ocorridos.

Qual é a diferença entre um Seguro Auto e a Proteção Veicular?

Acompanhe a seguir as principais diferenças entre os dois serviços. Confira:

Tipos de coberturas

Os tipos de coberturas que cada uma das modalidades oferece certamente pode ser bastante diferenciadas entre si. A razão disso é que o seguro auto pode ter diversas extensões que complementam o serviço de cobertura oferecido aos seus clientes.

Para entender melhor essa questão, basta considerarmos as coberturas tradicionais, como furto, incêndio, roubo, colisão e danos a terceiros. Normalmente, tanto o seguro auto como a proteção veicular cobrem esses danos. No entanto, pode haver diferenças nas coberturas adicionais, que precisa ser verificada com cada empresa em questão.

Análise de perfil

Esse talvez seja o ponto de maior diferença entre os dois serviços de proteção a veículos oferecidos hoje no mercado. As seguradoras sempre foram conhecidas por terem um rigoroso procedimento de análise de perfil. Até porque o sucesso desse modelo de negócio depende disso.

Dessa forma, diversos critérios entram em cena no momento de fazer uma avaliação dessas: idade, sexo, histórico de sinistros, localização de moradia, entre diversos outros aspectos. Tudo isso para determinar se é possível fazer o seguro e qual seria seu valor.

Na contramão de tudo isso, o sistema de proteção veicular não exige nenhuma informação adicional de seus participantes, apenas a vontade de se associar. Sendo assim, qualquer pessoa pode fazer parte de um sistema desses, não havendo uma análise de perfil mais rigorosa.

Relacionamento entre as partes

A forma como uma determinada pessoa se relaciona com uma seguradora e com uma associação de proteção veicular também é significamente diferente. No primeiro caso, é firmada a famosa apólice, na qual estão descritas todas as condições de cobertura, além de todos os direitos e deveres de ambas as partes.

Já quando falamos em proteção veicular, a forma por meio da qual as partes se relacionam é bem diferente. Nesse caso, é preciso ser firmado um contrato de responsabilidade mútua. A razão da utilização desse formato é que o ônus de um eventual acidente é dividido entre todos os associados, com a partilha do eventual prejuízo em questão.

Regulação

Este é um ponto que merece atenção para quem deseja contratar um dos serviços apresentados neste artigo. O mercado de seguros é regulado no Brasil e isso quer dizer que o seguro auto responde a um órgão específico do Governo, a Susep. Trata-se da Superintendência de Seguros Privados.

Já as empresas de proteção veicular operam na modalidade de associações / mutualismo, em sua grande maioria. Sendo assim, são negócios que não têm uma regulação formal de um organismo estatal. Assim, não precisam obedecer regras em específico para o mercado em que atuam, pois essas regulamentações simplesmente não existem.

Custo

Outro ponto de diferença entre o seguro auto e a proteção veicular é a forma de cobrança. Depois que a apólice de seguro foi precificada, ela pode ser paga com valor fixo, à vista ou parcelada. Já a proteção veicular o pagamento é sempre mensal para o associado.

Pagamento de indenizações

Em relação ao pagamento das eventuais indenizações, o seguro auto tem um prazo máximo de 30 dias para proceder ao pagamento. Isso acontece porque se trata de um mercado regulado e as regulações vêm por meio da Susep. Já a proteção veicular não tem um prazo legal fixado para fazer um pagamento de indenização.

Existem muitas diferenças entre o seguro auto e a proteção veicular. De fato, essas diferenciações são significativas e algumas delas podem pesar bastante na decisão pela contratação de um serviço ou outro. Dessa forma, é fundamental conhecer o máximo possível sobre cada um deles antes de fazer a escolha pretendida.

Na BWS IoT

Atendemos os dois mercados de proteção de veículos desenvolvendo produtos de rastreamento para as suas necessidades específicas.

Entre em contato hoje mesmo para monitorar os seus veículos em tempo real com uma solução que gera alertas preventivos e detecta possíveis violações com quatro sensores antifraude.

Gostou desse nosso conteúdo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

Assine a nossa Newsletter

Receba a nossa newsletter quinzenal com novidades em primeira mão sobre a BWS IoT e informações sobre tecnologias, melhores práticas em gestão de frotas, inovações em mobilidade urbana, além de estatísticas e notícias sobre o mercado de veículos no Brasil

Compartilhe com os seus colegas de profissão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Trabalhar Juntos?

O barato pode sair caro! Entre em contato conosco hoje mesmo para receber soluções de rastreamento com máxima proteção e o melhor custo-benefício do mercado.

Logo BWS IoT

Oferecemos soluções tecnológicas inovadoras com excelente índice de comunicação de rastreamento, recuperação de ativos e suporte humanizado, para que você não perca tempo e dinheiro com produtos ineficientes não certificados pela ANATEL e tenha máxima proteção do patrimônio dos seus clientes com o melhor custo-benefício do mercado.

Newsletter

Copyright © 2023 BWS IoT

Desenvolvido por HyTrade Marketing & Vendas B2B