“Se queres ser global, fale de tua aldeia”
BWS IoT, nosso DNA – Princípios, Valores, Visão de Futuro e Estratégia em ‘Massive’ IoT Tecnologia.
A BWS está vivenciando um novo capítulo em sua história e em termos de inovação nesta nova década de nossa existência. No contexto do evento Massive IoT Summit 2024, gostaríamos de compartilhar algumas reflexões sobre nossa jornada até o presente momento, bem como expressar nossa gratidão pelo evento e prestar homenagens, reiterando o que foi mencionado durante o mesmo.
Em primeiro lugar, expressar nossos sinceros agradecimentos aos organizadores do evento Massive IoT Summit 2024, às equipes da ABINC, representada pelo seu Presidente Paulo Spaccaquerche, e à equipe da EVERYNET, em nome de seu Country Manager, Gustavo Zarife, assim como todas as empresas e profissionais da área presentes no evento.
Nossa percepção e sentimento em relação ao evento são extremamente positivas. Consideramos que foi um marco significativo, com a participação de mais de 500 profissionais presentes, acrescentando valor à trajetória das instituições, das empresas e dos profissionais que atuam na área de Tecnologia IoT, proporcionando oportunidades de networking, debates e nas atualizações no segmento.
Gostaríamos também de prestar uma homenagem em especial, um registro numa perspectiva histórica, um reconhecimento os Pioneiros em Desenvolvimento da Tecnologia IoT no Brasil. Destacamos a equipe de engenharia liderada por Jorge Rodrigo Bau, então na CEABS, que vislumbrou o potencial da Tecnologia IoT em 2015/2016. Jorge Bau, conhecido por sua contribuição como fundador da SasCar e da CEABS, agora vivencia um novo desafio no Grupo Julio Simões.
Essa equipe pioneira teve a visão acreditar e buscar no mercado empresas e parceiros dispostos a aceitar o desafio de desenvolvimento e implantação da tecnologia IoT/LoRa. Esse desafio foi prontamente abraçado pela MAXTRACK, sob a liderança de seu Presidente Gustavo Travassos, resultando no desenvolvimento de equipamentos que já nasceram com Tecnologia LoRa P2P e LoRaWAN. O sucesso dessa colaboração se reflete na história brilhante que precisa ser celebrada e registrada.
Parabenizamos a todos os profissionais envolvidos nesse desafio e na exploração pioneira da Tecnologia IoT LoRa no Brasil. Essa história, compartilhada por Valter Chagas Junior, que conheço desde 2014/15, sendo ele um discípulo de longa data de Jorge Bau, desde os tempos da Sascar, é verdadeiramente inspiradora.
A BWS desde sua origem, traz em sua essência nosso espírito inovador e desbravador, desde a vida de garoto caipira do interior, sou fruto da geração dos anos 1960’s e da corrida espacial, somados as vivências e a rica experiencia jornada ao longo de quatro décadas em Telecomunicações e Redes Dados, no início dos anos 80’s, quando a velocidade da tecnologia dos Modems era 1.200 b/s, 2.400 b/s, 4.800 b/s, onde a competição em tecnologia então era entre os Bancos BRADESCO e ITAÚ, sobre quem conseguiria colocar mais agências online no menor tempo possível.
A BWS tem no DNA, apreço por Princípios e Valores, nas quais o Ego (buraco negro em energia negativa) não tem espaço, somos transparentes e colaborativos na perspectiva da visão empresarial. Ética, Honestidade, Honra, Credibilidade, Orgulho, Segurança no desenvolvimento de tecnologias no estado da arte, assim como segurança financeira da empresa, nossos Parceiros são as nossas referências e as nossas práticas. Nossa leitura e visão do mundo, com decisões baseadas nas práticas do dia a dia, visão realista da real politics – sem viés ideológico – entre o sonho da visão americana – ‘american way’, “think big, start small”, e a onda dos últimos tempos da ‘chinese way’, “velocidade na mudança, escalabilidade e “low cost”.
“Pequenos ajustes, Grandes mudanças”.
A BWS tem orgulho de seus EXTRAORDINÁRIOS COLABORADORES, somando quatro anos com bons resultados e consequentemente, e digo isso com satisfação, que nosso time de Colaboradores, somam também quatro anos de PLR (participação nos lucros e resultados). Proporcionamos ao nosso time EXTRAORDINÁRIO, o que recebi em grandes empresas nas quais trabalhei por várias décadas como engenheiro, fossem elas empresas brasileiras, norte americanas e/ou europeias.
A BWS tem uma equipe de Engenharia de Desenvolvimento com profissionais experientes de longa data, especialistas projetos de hardware e software, genuinamente locais, mas em primeiro plano, no topo em performance com o padrão global, STATE-OF-THE-ART TECHNOLOGY, sob a gestão do Engenheiro Flávio Fernandes, Dir. de Eng.
Somos realistas, pois ainda produzimos na China, mas com PPB (Processo Produtivo Básico) a caminho, amanhã poderá ser no Brasil, voltando ao manifesto antropofágico, “Tupy or not Tupy, that is the question!”.
Assim como poderemos ser fabricantes na América do Norte, pois os incentivos do Uncle Sam, para virar o jogo contra a China são exuberantes e estratosféricos em uma década, estimativas acima de $6 trilhões de dólares, ou seja, a real politics é briga de cachorro grande, o vencedor poderá levar décadas. QUEM VIVER VERÁ! Mas até lá, como diria Nelson Rodrigues, “A vida como ela é”, vamos vivendo e navegando entre a prática do dia a dia e a realidade dos fatos.
A BWS tem como estratégia em tecnologias e soluções IoT, E3+4G Cat1, E3+4G NB2, E3+LoRa P2P / LoRaWAN, E3+4G+LoRa (híbrido) e E3+Nb2+LoRa, visando ser uma propulsora e agregar sua tecnologia de forma colaborativa, contribuindo com parcerias no desenvolvimento e abrindo nosso protocolo para receber via integração em SDK, outros fabricantes de tecnologia LoRa para que possam trafegar seus dados em nossa Rede LoRa P2P e Rede LoRaWAN Everynet.
A BWS também tem como estratégia técnico-comercial, expansão e crescimento de dispositivos nessa segunda década, queremos mais que dobrar no menor tempo possível, nossos 3 milhões de dispositivos vendidos.
Cabe aqui uma perspectiva histórica da tecnologia nos últimos 50/60 anos, desde o crescimento linear da Moore´s Law (1965/70), que previa a cada dois anos, dobrar a capacidade de processamento e também com redução de custos, ou o crescimento exponencial de processamento em AI – Inteligência Artificial da última década, também com redução de custos e para fechar, salto gigantesco em produtividade do agronegócio, que multiplicou em 50 vezes a produção agrícola com a mecanização no último século (em outras palavras, no início do século XX, em 1900 para produzir um quilo de grão, gastava-se mão de obra, a quantidade de energia de ‘X’, um século depois, gasta-se hoje, 0,02‘X’, ou seja, 50 vezes menos energia com a mecanização agrícola). Os dados históricos nos mostram e nos provam, podemos sim ter ‘high quality’ e ‘low cost’. Essa é uma estratégia, em minha história, que trago desde o início nos anos 1980´s nas concorrências do sistema TELEBRAS, e também nossa DNA na história da BWS desde 2013.
No Massive IoT Summit, Gustavo Zarife disse, “temos acima de 1 milhão de conexões”, pois vamos unir forças, para duplicar, triplicar, quadruplicar essa base nos próximos anos.
Nós da BWS acreditamos na prática e como princípio, na melhor tecnologia que existe no universo, que ainda são as relações humanas, equipes com sinergia Colaborativas e de alta performance. Nós colocamos a pele no jogo para nossos Clientes e Parceiros.