fbpx

5 tendências de frota conectada

5 tendências de frota conectada

As empresas de frotas de veículos estão enfrentando inúmeros desafios nos últimos anos, como os aumentos significativos nos preços dos combustíveis e nas taxas de juros. Pesquisas apontam que os gerentes de frota também tiveram que lidar com atrasos nas entregas de novos veículos, mantendo os veículos em uso ativo por mais tempo. Para responder a esses desafios as empresas estão investindo em soluções inovadoras de gerenciamento de frota e telemetria.

Veremos como melhorar a desempenho e a segurança dos veículos elétricos através:

  • Telemetria de vídeo – como as câmeras de vídeo podem capturar dados sobre as viagens e o comportamento dos motoristas, e como isso pode contribuir para a telemetria de veículos elétricos.
  • Sustentabilidade da frota – sua importância, e como algumas empresas e governos estão se adaptando às mudanças climáticas.
  • Eletrificação – os benefícios da eletrificação da frota e como isso pode reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono.
  • Otimização do ciclo de vida da frota – otimização do ciclo de vida da frota pode ajudar a superá-los.

O mercado de veículos elétricos segue em crescimento no Brasil, somente em 2022 o segmento aumentou 41%, e hoje totaliza 126.504 veículos registrados. Comparado ao mercado do EUA, com quase 2 milhões de elétricos registrados, vemos que há um grande caminho a ser percorrido, e as expectativas são boas.

Estudo realizado pela McKinsey sobre o futuro da mobilidade sustentável no Brasil, aponta para o aumento de carros elétricos por aplicativo, que devem representar 85% da frota até 2040. Além disso, as receitas com o modelo devem atingir US$ 65 bilhões no mesmo ano.

Pesquisas recentes da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) reforçam esses dados sinalizando para um crescimento acelerado da frota de elétricos no Brasil.

Este ano e no futuro, gerentes de frota, executivos de operações e motoristas de veículos comerciais têm a tarefa de agregar mais valor com seus recursos existentes. Eles contarão com plataformas de frota conectadas mais do que nunca para melhorar a segurança, reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência e a conformidade, além de melhorar a produtividade dos ativos. Otimizar o valor dos veículos da frota e ativos de equipamentos é um tema comum à medida que as taxas de juros subirem e a ameaça de uma recessão se aproximar. Dentro desse contexto, confira 5 tendências de frota conectada:

1) Direção mais segura com vídeo telemetria

Câmeras de vídeo podem contribuir para a telemetria de veículos elétricos de várias maneiras. Por exemplo, as câmeras de painel podem capturar vídeos de viagem em HD com nitidez e fornecer uma visão abrangente das viagens e do comportamento do motorista com sistemas avançados de câmeras duplas para veículos comerciais. Isso pode ajudar a melhorar a segurança, proteger a frota e treinar os motoristas com imagens em tempo real.

Além disso, muitas câmeras contam com rastreadores e de transmissão em tempo real das imagens capturadas pelo aparelho. Isso ajuda a central de monitoramento de frotas a acompanhar os veículos com mais eficiência a partir do vídeo telemetria.

A telemetria por vídeo será essencial para frotas. A Berg Insight estima que a base instalada de vídeo telemetria na América do Norte foi de 2,9 milhões de unidades em 2021 e que, até 2026, chegará a 6,5 milhões de unidades. Adicionar uma câmera de painel à sua funcionalidade de telemetria ajudará a fornecer informações qualitativas e essenciais para segurança. No Brasil esta tendência deverá acelerar em breve.

2) A sustentabilidade da frota torna-se um princípio fundamental

Alguns especialistas preveem que as emissões de CO2 provavelmente atingirão um recorde histórico este ano. Muitos acham que a desaceleração da economia, a transição para veículos elétricos e programas de energia limpa terão um impacto sobre o achatamento, ou sobre a diminuição significativa das emissões de carbono. Os governos em todo o mundo reconheceram a necessidade de mudança, e algumas das empresas móveis líderes e mais bem-sucedidas do mundo adaptaram suas práticas de negócios.

Se você estiver pensando em desenvolver ou aprimorar sua estratégia de gerenciamento de sustentabilidade da frota, este é o ano para fazê-lo. Trabalhar para ter uma frota mais ecológica é algo que seus concorrentes provavelmente já estão analisando, ou já adotaram. Algumas maneiras de reduzir os impactos econômicos, sociais e ambientais dos veículos incluem estratégias como:

  • Reduzir ou consolidar o número de viagens
  • Dimensionar corretamente sua frota
  • Controlar a ociosidade do veículo (ligado e parado)
  • Diminuir a direção agressiva
  • Compartilhamento de veículos

As práticas empresariais de sustentabilidade ambiental são uma estratégia essencial para qualquer negócio. As práticas sustentáveis deverão se estender à tomada de decisões financeiras, adoção de tecnologia e ativismo comunitário.

3) Eletrificação da frota para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono

A eletrificação de uma frota ajuda a avançar na obtenção das metas de sustentabilidade e pode melhorar drasticamente os resultados de uma organização à medida que mais veículos elétricos (EV) entrarem no mercado. As iniciativas de eletrificação ajudam as organizações a:

  • Cumprir seus objetivos de sustentabilidade, incluindo redução de emissão de CO2
  • Diminuir o consumo de combustíveis e os custos a ele relacionados
  • Beneficiar-se de descontos e incentivos do governo.

No Brasil, EV são isentos do Imposto de Importação. Além disso, no estado de São Paulo, carros elétricos e híbridos com preço abaixo de R$ 150 mil têm direito a um desconto de 50% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Paralelamente, os preços das baterias EV estão diminuindo, a autonomia das baterias está aumentando e a infraestrutura de carregamento está programada para aumentar significativamente em 2023, facilitando mais a eletrificação da frota.

Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), até 2030 serão 80 mil pontos de recarga elétrica em todo o Brasil. Além disso, oito empresas se uniram para impulsionar os EVs e uma das metas é criar 10 mil estações públicas de carregamento até 2025.

4) Otimização do ciclo de vida da frota de veículos

Nos últimos anos, os obstáculos da cadeia de suprimentos automotivos atrasaram os prazos de entrega de novos veículos e dos equipamentos devido à pandemia e aos conflitos geopolíticos. Embora os analistas do setor estejam otimistas com a melhoria dos prazos de entrega de veículos, não veremos ritmos pré-pandêmicos por mais um ou dois anos.

Para combater isso, é vital otimizar seus veículos atuais até que esse problema seja resolvido. A integração do agendamento de manutenção com outros dados de telemetria ajudará os gerentes de frota a acessar informações com contexto sobre a utilização do veículo, consumo de combustível e comportamento na direção. Por sua vez, isso deverá ajudar a maximizar a produtividade de toda a sua frota.

Os gerentes de frota estão descobrindo novas maneiras de otimizar os veículos. A transformação digital permite o rastreio das inspeções dos veículos sem a necessidade de papel, que pode ser facilmente perdido, ou levar a erros.

5) A recuperação de veículos e de cargas roubados

De acordo com uma pesquisa realizada pela HelloSafe, entre 2019 e 2021 o Brasil teve ao menos 1.032.731 veículos levados por criminosos. Isso significa que todos os dias, 943 veículos são roubados ou furtados no país e por hora, pelo menos 39. Em 2022, mesmo com muitos estados ainda não tendo divulgado os números, já foram registrados mais de 51 mil roubos e furtos de veículos.

Câmeras de vídeo com dupla visão (gravação interna e externa), poderão ajudar a provar o roubo à sua seguradora. Em muitos casos, eles também ajudam as autoridades a identificar ladrões de veículos.

Os dispositivos de gerenciamento de GPS e rastreamento de veículos podem ajudar as autoridades a seguir o veículo quando ele estiver sendo usado ilegalmente e recuperá-lo quando estiver estacionado ou abandonado. É essencial educar os motoristas sobre como reagir se os possíveis ladrões se aproximarem e treinar os gerentes operacionais sobre como responder, caso seus veículos se desviarem repentinamente da rota designada.

Conheça as tecnologias de rastreamento BWS IoT

Quais outras tendências de gerenciamento de frota você espera para o futuro?

Assine a nossa Newsletter

Receba a nossa newsletter quinzenal com novidades em primeira mão sobre a BWS IoT e informações sobre tecnologias, melhores práticas em gestão de frotas, inovações em mobilidade urbana, além de estatísticas e notícias sobre o mercado de veículos no Brasil

Compartilhe com os seus colegas de profissão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos Trabalhar Juntos?

O barato pode sair caro! Entre em contato conosco hoje mesmo para receber soluções de rastreamento com máxima proteção e o melhor custo-benefício do mercado.

Logo BWS IoT

Oferecemos soluções tecnológicas inovadoras com excelente índice de comunicação de rastreamento, recuperação de ativos e suporte humanizado, para que você não perca tempo e dinheiro com produtos ineficientes não certificados pela ANATEL e tenha máxima proteção do patrimônio dos seus clientes com o melhor custo-benefício do mercado.

Newsletter

Copyright © 2023 BWS IoT

Desenvolvido por HyTrade Marketing & Vendas B2B